Freios

Freios

08/06/2017
88 views

O Mountain Bike, nos últimos quinze anos vem numa evolução rápida e constante. Fica até difícil de se manter atualizado, com as mais variadas tecnologias que os fabricantes desenvolvem.

Hoje vamos falar dos freios, um componente de extrema importância na bike.

Se usados ‘incorretamente’ não vão oferecer a performance esperada. Quando se usava freios tipo cantilever, as manetes eram maiores, às vezes era preciso usar até quatro dedos para frear, justamente por que precisava de uma alavanca maior.

Com a chegada dos freios V-brakes, melhorou muito. As manetes ficaram mais curtas, e os cabos foram posicionados de uma forma que as frenagens ficaram mais leves.
Com a chegada do freio à disco ficou ainda melhor, com as diversas formas de ajustes. Porém, boa parte dos ciclistas têm freios à disco e usam da mesma forma do cantilever. Quanto menos dedos nas manetes, mais domínio se tem da dianteira da bike, por exemplo: um dedo na manete, quatro dedos abraçando o guidão trazendo mais segurança. Por isso as manetes são curtas.

Quanto mais alto você usa a manete, ( longe do punho) maior é a sobrecarga, se faz mais força pra frear, menos dedos abraçando o guidão, aquece mais o sistema de freio, gasta mais pastilhas, gasta mais disco, trava mais as rodas em vez de segurar mais a bike, (tipo ABS de carro) fica com a frenagem mais restrita nas curvas e em decidas técnicas.

Quanto mais baixo, isso tudo se inverte. Boa parte dos pilotos de Downhill por exemplo, usam as manetes quase encostando nos punhos. Na maioria das vezes é possível fazer essa regulagem através de um parafuso que fica atrás da manete, ou externamente sendo possível regular sem uso de ferramentas. Girando no sentido horário a manete fica mais alta, anti horário mais baixa. Lembrando que não existe forma errada ou certa de frear. Existe indicações de uso. A melhor forma é a que você se sente confortável e com segurança.

FreiosFreios

 

 

Valeu pessoal!!
Bom pedal!!
Outros posts da série Ajustes e Regulagens

Suspensões
Pneus
Lubrificantes

Personal Biker nas redes sociais

Visite nossa fanpage
Siga-nos
Follow us
No Google +
Linkedin
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube
Instagram

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *