cicloturismo

Cicloturismo e seus benefícios

10/07/2017
111 views

Cicloturismo, uma modalidade ciclística que vai além das pistas.

No cicloturismo, o atleta enfrenta adversidades naturais que intercalam cenários urbanos e rurais unindo resistência e muita energia.

Diferente das outras modalidades, não é possível delimitar uma data de surgimento do esporte.

Estas ganharam engajamento na década de 80 no Brasil, e também foram responsáveis por abrir horizontes para esta modalidade.

A chegada de modelos adaptados especialmente para ciclismo no Brasil, também produziu uma certa consciência do lugar do ciclista na sociedade. Sobre a importância de existir espaços seguros de tráfego para outros meio de condução.

Consequentemente, passou a ser possível enxergar o ciclismo para além do lazer, mas também como um meio de transporte. Esse impulso permitiu explorar o ciclismo com um olhar mais apurado enxergado toda sua potencialidade.

Após a chegada de equipamento para mountain bikes no Brasil, foram surgindo grupos de ciclistas que buscavam explorar a cidade. Além disso, realizar passeios interurbanos. Esses grupos foram responsáveis por dar gás a esse novo segmento ciclístico. Porque impulsionaram a possibilidade de utilizar o pedal como ferramenta de exploração turística.

Recentemente nos anos 2000 roteiros religiosos de peregrinação que utilizavam o pedal para pregação. Deram novas inspirações para os cicloturistas. Estes perceberam como seria interessante explorar diferentes caminhos para explorar longos roteiros predefinidos.

O primeiro circuito brasileiro de cicloturismo foi oficializado em 2006. Engrenando de vez o cenário que passou a contar com vários roteiros nacionais do esporte; Esse hoje é regulamentado até mesmo através da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Cicloturismo, uma modalidade ciclística que vai além das emoções.

O perfil do adepto do cicloturismo é muito variado, pois qualquer pessoa preparada fisicamente para pedalar pode desbravar do esporte. Além de proporcionar um exercício de resistência e flexibilidade física o cicloturismo é uma modalidade que te permite expandir sua capacidade física. Além disso, você conhece novos cenários tranquilamente.

Quando você percebe já se passaram kms, cidades, cenários diversos, e você continua ali, querendo pedalar porque você percebe que sua capacidade e resistência física te permitem ir além.

Além de conhecer novos lugares pedalando, outro beneficio especial do cicloturismo é aproveitar um meio alternativo para viajar. Exatamente, você pode utilizar a modalidade para explorar diferentes lugares, para conhecer novas culturas e se aventurar, tudo isso utilizando um único combustível: Seu condicionamento físico.

Ou seja, procurar um meio sustentável para passear hoje é mais que uma opção é uma preocupação com os dias que virão. É uma preocupação global, e você pode estar contribuindo sem sofrimento, fazendo algo que você gosta e que te traz bem estar e saúde.

Além disso, o cicloturismo é um esporte que não necessita muito investimento financeiro, os equipamentos utilizados são convencionais.

Você pode optar por personalizar seu próprio equipamento, ou escolher um equipamento mais resistente, mas além desse investimento os passeios não tem gastos.

Sem gastos com combustível, você pode continuar passeando e conhecendo visuais regionais sem desembolsar renda.

Cicloturismo, uma modalidade ciclística que vai além da imaginação.

O cicloturismo também pode ser e tem sido uma aposta de muitas gestões municipais que através de seus setores turísticos investem na manutenção de grupos com rotas predefinidas. Com o intuito de dar vida ao turismo local proporcionando na mesma medida visibilidade ao município e movimentação da economia local.

Existem hoje roteiros regionais com temas predefinidos que contam com atletas de diferentes lugares que buscam explorar novas culturas. O cicloturismo pode ser uma estratégia para exploração de riquezas regionais.

Por exemplo: o deslocamento de atletas de outros municípios pode propiciar movimentação logística, comercial e hoteleira.

O cicloturismo tem sido uma das modalidades que mais tem crescido porque seus benefícios o tornam um esporte acessível, versátil e produtivo. Veja esse post sobre Compostela

Coleção de Cicloturismos

Siga o Personal Biker no Instagram.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *